Aferição de Tacógrafos

Tacógrafo é um equipamento registrador instantâneo de velocidade e tempo que deve estar presente em veículos de transporte e de condução escolar,veículos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e veículos de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas (Lei federal 9.503/97). E estar com este aparelho em dia é essencial, pois o não uso correto do mesmo pode acarretar em multas.
Existe então um processo, chamado de aferição, qual valida e ravalida este equipamento de acordo com a lei vigente. Ele quem garante e avalia se o dispositivo está regsitrando corretamente seus indicadores. 
O procedimento deve ser feito a cada 2 anos, com o objetivo de manter o registro do aparelho em dia, de acordo com as exigências em vigor.
Portanto entender sobre o processo e buscar um local apropriado para realizar aferição, selagem e manutenção do tacógrafo é garantir sucesso em seu uso.

 

Aferição de Tacografo

Mas como é realizado o passo a passo da aferição do equipameto?

Primeiramente deve ser gerada a Guia de Recolhimento da União (GRU), que é emitida através do site do Inmetro, e deve ser paga a mesma (lembrando que sem a emissão e pagamento da guia não é possivel realizar o procedimento). Então deve-se agendar em um posto de selagem autorizado pelo Inmetro para realizar tal processo. 

O posto autorizado irá realziar a conferencia do dispositivo e a selagem do veículo. Estando tudo de acordo irá emitir um certificado provisório com duração máxima de 90 dias. Mas dentro deste periodo o veículo deve passar em um posto de Ensaio autorizado onde o equipamento será avaliado. Para que em alguns dias possa ser emitido o certificado oficial (definitivo) no site do Inmetro, com dutação de 2 anos. 

É interresante buscar por um posto autorizado pelo Inmetro que realize tanto a selagem, quanto o Ensaio, visando assim realizar o ensaio no mesmo dia da aferição, sem desperdicio de tempo.